Há cerca de três anos, escrevi um projeto de mestrado na área de educação cujo enfoque era a interface entre o pensamento do educador brasileiro Paulo Freire e o saber ambiental. Não cheguei a concluir a inscrição naquele programa de pós-graduação porque optei por enveredar-me pela área das ciências sociais, todavia guardei as cerca de vinte páginas escritas naquela ocasião em minha gaveta.
Tempos depois, por sugestão de uma afetuosa amiga, a historiadora e mestre em Educação, Luiza Parreiras, decidi desengavetar aqueles escritos e, em coautoria com ela mesma e com outra educadora, a Jossui Basílio, inspiramo-nos naquele projeto para escrevermos um artigo, que foi transformado transformou em um capítulo de um livro publicado no final do ano passado com o título: Esperançar Freiriano. Já nosso capítulo foi intitulado: "À sombra de uma árvore freiriana: reflexões a partir da epistemologia de Paulo Freire".
Capa do livro editado pela Ed. Pedro & João |
Assim a professora doutora Dilara Rubia Pereira, supervisora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Atibaia SP e autora do prefácio do livro Esperançar Freiriano, descreveu o nosso trabalho: “Em tempos de desvalorização da ciência, de pérfidos ataques às relações humano-ambientais e de precarização da vida, deparamo-nos com os escritos de Alisson Diego Batista Moraes, Jossui Basílio Mendonça Maia e Luíza Rabelo Parreira, ‘À sombra de uma árvore freiriana: reflexões a partir da epistemologia de Paulo Freire’, que refletem a questão humano-ambiental de forma transdisciplinar. É proposta uma investigação filosófica, crítica e reflexiva, pautada por uma ética ambiental em uma perspectiva antropológica e humanista, em uma dimensão política de inquebrantável solidariedade mundo-homem. Defendem a condição ético política ambiental ultrapassando os limites de uma disciplina e alcançando as perspectivas de Direitos (Humano, Social, Individual, Coletivo, Difuso, Ambiental), de Cidadania, de Filosofia das Cosmovisões, de Educação, de Ecosofia e da ética biocêntrica”.
Dilara sintetizou bem o espírito do que propusemos fazer em nosso capítulo: trazer para o plano da reflexão ético-filosófica, questões sensíveis de nosso tempo, como o saber ambiental, entremeio uma era de incertezas e muitas crises (social, econômica, climática, ambiental, política, moral etc), a partir de uma base epistemológica freiriana. Sim, porque Paulo Freire e seu pensamento são mais do que atuais, são absolutamente necessários, sobretudo para a defesa da vida e a edificação de uma ética da sustentabilidade. Afinal, se vivemos uma era de crises, esta também nos oferece oportunidades de trilharmos caminhos novos e, juntos, fazermos a travessia para um novo tempo, no qual deve imperar a consciência ecológica, a autonomia e a solidariedade. Para isso, urge dialogar com a obra de Paulo Freire. Ela pode ser a bússola capaz de nos guiar rumo a uma nova racionalidade.
Ao convidar você, estimado(a) leitor(a), a ler o livro Esperançar Freiriano, compartilho um inspirador excerto que dá a ideia dos pressupostos éticos defendidos pelo imorredoiro educador Paulo Freire, cujo centenário celebramos no ano passado e cuja obra celebraremos para todo o sempre: “Não renunciamos ao nosso dever de deixar este mundo um pouco melhor do que o encontramos. Esse deveria ser o sonho de todos. Não haveria nada de humano em nós se este não fosse nosso maior propósito".
Uma vida sem propósito é vazia. Paulo Freire nos oferta a reflexão necessária para deixarmos como maior legado humano um mundo melhor (o que, hoje, significa disseminar uma ética ambiental, a ecologia integral). Não podemos perder tempo, nem a oportunidade.
* Alisson Diego Batista Moraes, 36, advogado, bacharel em Filosofia e mestrando em Ciências Sociais. É membro do Diretório Nacional do Partido Verde e Secretário de Projetos Estratégicos da Prefeitura de Itabira. Este e outros artigos podem ser lidos no site: www.alissondiego.com.br.
** Artigo publicado na edição de janeiro de 2022 do Jornal Cidades, Itaguara/MG.
PS: A obra foi publicada pela editora paulista Pedro & João e a versão virtual pode ser baixada gratuitamente por meio deste link: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/wp-content/uploads/2021/12/Esperancar-Freiriano.pdf.
Nenhum comentário:
Postar um comentário