Alisson Diego por Filipe Augusto - Ascom PMI - setembro de 2021. |
Prefácio do Plano de Metas
"Itabira Já: 2021-2024"
Ainda é um verdadeiro tabu planejar a gestão pública municipal fundamentada em metodologias claras e políticas públicas baseadas em evidências. A maioria das cidades apenas constrói, por formalidade, seus planejamentos, ficando a reboque das decisões da União e dos estados.
No Brasil, entretanto, o Município, como ente federativo, deve ser protagonista na formulação de políticas públicas e na construção de programas e projetos de acordo com o contexto local.
A gestão 2021-2024 de Itabira demonstra pioneirismo e coragem disruptiva ao construir um vigoroso planejamento estratégico municipal, integrando PPA, LOA, LDO, Plano de Metas, além de Plano Diretor e outros instrumentos de desenvolvimento municipal. Uma construção realizada por equipe própria, sem a contratação de consultorias externas, valorizando, assim, o serviço público e propiciando um verdadeiro legado de aprendizagem administrativa para a cidade.
Modelar o futuro de Itabira não é tarefa apenas dos gestores públicos e isso está claro na mensagem deste plano. À vista disso, o prefeito Marco Antônio Lage abre-se à participação popular e reafirma o seu compromisso com a construção de uma cidade de todos, com base na inclusão, na sustentabilidade, no desenvolvimento humano, na cidadania, no desenvolvimento econômico e na qualificação da democracia a partir da realidade local.
A gestão de Itabira projeta luzes democráticas, temperantes e de eficiência administrativa num país ainda tão marcado pelo autoritarismo, pela intolerância, pelo clientelismo e pela ineficiência da gestão pública em suas diversas esferas.
Esta assessoria contou, na coordenação dos trabalhos e durante todo o processo de formulação deste plano estratégico, com o apoio decisivo de todo o secretariado municipal e suas equipes estratégicas. A todas e todos, são devidos os mais sinceros agradecimentos.
Como diz o poeta: “Sonho que se sonha só É só um sonho que se sonha só Mas sonho que se sonha junto é realidade”.
Este planejamento não é o fim. Mas um início. Um alvissareiro início.
Vamos ao trabalho.
Itabira, 01º de outubro de 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário