Prefeito itaguarense Diego e Prefeito itaunense Osmando durante a abertura da V Conferência Metropolitana 11,11.2015 |
V Conferência Metropolitana da RMBH tem balanço positivo para a região
* Texto: Ascom ADRMBH
A V Conferência Metropolitana da RMBH, realizada entre os dias 9 e 11 de novembro de 2015, pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, nas instalações da Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais, trouxe resultados muito positivos para a região. Ao final do evento, foram apresentadas diversas propostas para melhorar ainda mais as políticas públicas na região.
Cerca de 400 representantes dos cinquenta municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do Colar Metropolitano, dos poderes executivo e legislativo, da sociedade civil e academia participaram ativamente das discussões em quatro grupos de trabalho temáticos, seis grupos vetoriais e cinco oficinas. Os temas centrais foram o controle e a participação social, o ordenamento territorial e a gestão compartilhada da mobilidade urbana e dos resíduos sólidos urbanos.
Paralelamente à V Conferência Metropolitana, foi realizada a primeira Feira Metropolitana, numa iniciativa de agregar valor ao encontro e proporcionar oportunidades entre os expositores e os participantes do evento.
Durante a conferência, também foram eleitos os membros do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano da RMBH que vão atuar pelos próximos dois anos no acompanhamento e na avaliação das propostas a serem desenvolvidas pelo poder público na região.
No encerramento do evento, a diretora-geral da Agência RMBH, Flávia Mourão, fez a seguinte avaliação: “terminamos a conferência com um sentimento maior do que o de dever cumprido, o de que crescemos no processo de discussão, nos relacionamentos e na consolidação do sentimento de cidadania metropolitana, no fortalecimento de um grupo que vai continuar construindo soluções para a Região Metropolitana”.
A diretora-geral destacou, ainda, a importância da participação popular na discussão de questões comuns a diferentes municípios, que podem, juntos, buscar a melhoria na qualidade de vida da população. “É interessante ver as pessoas discutindo questões comuns. É muito mais fácil nos alinharmos em torno daquilo que nos une, com os interesses em comum”, disse. Para Flávia Mourão, o trabalho em Minas está no caminho certo. “Vamos ser a melhor região metropolitana do Brasil”, finalizou.
Propostas
Ao final do evento, foram apresentadas as cinquenta propostas elaboradas pelos grupos de trabalho versando sobre mobilidade urbana, saneamento, participação social, planejamento e gestão territorial metropolitana, com vistas a promover o desenvolvimento dos 34 municípios que compõem a RMBH e dos outros 16 que integram o Colar Metropolitano. Entre as propostas para a mobilidade urbana estão a criação do sistema de transporte multimodal integrado, aproveitando a malha ferroviária existente para o transporte de passageiros, e a implantação do sistema de integração tarifária na RMBH. Na área de saneamento básico, está a proposta de adoção da bacia hidrográfica como unidade de planejamento para as ações no âmbito metropolitano e a elaboração do plano estadual de saneamento. Foram apresentadas algumas propostas temáticas e, também, regionalizadas. Entre elas, se destacam a proteção das áreas degradadas e a criação ou revitalização das áreas logísticas.
Participação popular
Eleito como membro permanente da sociedade civil no Conselho Deliberativo, José Abílio Belo Pereira defendeu a participação popular e a integração dos serviços na região metropolitana. Segundo ele, um colegiado com representantes de diversas áreas da sociedade civil auxilia o trabalho dos membros do conselho. “A sociedade civil sempre foi muito bem representada. É muito importante ressaltar esse modelo, que é daqui de Minas e admirado pelo resto do Brasil”, disse. Ainda de acordo com José Abílio, é preciso “melhorar a capacidade de gestão pública e reorganizar o território metropolitano”.
Sustentabilidade
Dentro da proposta da Agência RMBH de “Dialogar para Governar”, a V Conferência Metropolitana da RMBH deu prioridade à participação social e à sustentabilidade em toda a sua concepção. As inscrições e os certificados foram emitidos online para redução do uso de papel e a bolsa que foi distribuída aos participantes da conferência é durável, com qualidade e forma favorável a outros usos futuros.
Além disso, as bolsas foram produzidas pelo Instituto Ecobolsa Brasil, organização não governamental que há oito anos desenvolve o trabalho de inclusão social de centenas de mulheres e homens de comunidades carentes, com a criação de renda para diversas famílias por meio de produção social.
Os banners utilizados na confecção das bolsas são doados por órgãos públicos e empresas em geral e passam por uma triagem no próprio instituto para retirada de logomarcas e imagens de pessoas, por exemplo. Numa primeira etapa, o banner é tratado com tecnologia desenvolvida em produção social e depois são montados os kits a serem encaminhados às costureiras para confecção das bolsas em suas próprias casas.
Fonte: http://www.metropolitana.mg.gov.br/noticias/v-conferencia-metropolitana-da-rmbh-tem-balanco-positivo-para-a-regiao acessado em 13/11/2015 às 12h16
Nenhum comentário:
Postar um comentário