Professor Gilmar: Radiografia sobre a Educação Itaguarense |
A Educação em Itaguara vai muito bem, obrigado!
O desafio é continuar avançando!
Há muito Itaguara figura no
cenário da educação nacional com ótimos indicadores, alcançados inclusive por
conta da competência de docentes e gestores, que não mediram esforços e
emprestaram seus melhores propósitos no cotidiano do processo
ensino-aprendizagem.
Apenas para demonstrar a
evolução, os dados do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica,
evidenciam a contínua melhoria, o que nos deixa orgulhosos da nossa performance.
Na primeira comparação, com base na média de indicadores alcançados pelas
escolas municipais do país, o grande destaque é a Escola Municipal Padre
Geraldo Rodrigues Costa, que inclusive já ultrapassou a meta prevista para o
ano de 2021, de 6,2. Poucas escolas
municipais alcançaram notas tão significativas assim. E o desafio é continuar
avançando!
Nossa
Escola Estadual Padre Gregório definitivamente entra no cenário nacional e
figura entre as melhores não só de Minas Gerais, mas do país, ao alcançar o indicador de 7,7. Reflete,
portanto, o esforço e a competência de professores, especialistas e gestores na
condução dos desafios de se fazer uma escola de qualidade. E, com certeza,
desperta no cidadão itaguarense o sentimento de credibilidade e respeitabilidade,
quando o assunto é educação.
O portal QEdu (www.qedu.org.br), que disponibiliza
informações sobre a qualidade do aprendizado em cada escola brasileira, faz uma
comparação interessante dos dados de Itaguara em relação a diversos municípios
no que se refere à proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência
de leitura e interpretação de textos, e ainda, na resolução de problemas, até o
5º Ano na rede pública de ensino. Veja só que preciosidade a qualidade da nossa
educação em relação a Minas Gerais e ao Brasil:
PROPORÇÃO
DE ALUNOS COM APRENDIZADO ADEQUADO
|
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Disciplinas
|
Brasil
|
Minas Gerais
|
Itaguara
|
Português
Competência de leitura e interpretação de texto
|
37%
|
51%
|
67%
|
Matemática
Competência na resolução de problemas
|
33%
|
50%
|
70%
|
É preciso ressaltar e enaltecer
sempre o trabalho que antecede a uma avaliação. Os indicadores, até 2014 e os
que ainda serão divulgados em 2015, resultam do que já foi feito até este ano.
É fruto do trabalho e comprometimento de educadores e gestores que se dedicaram
à causa educacional na nossa Terra.
Nos próximos dias 4, 5 e 6 de
novembro serão realizadas as avaliações do PROEB (5º Ano e 9º Ano do Ensino
Fundamental e 3º Ano do Ensino Médio) e do PROALFA(Ensino Fundamental: 3º Ano –
censitária; 2º e 4º Ano – amostral). Os resultados dessas avaliações serão
divulgados somente no próximo ano, mas temos certeza, os avanços persistirão.
O PROALFA- Programa de Avaliação da
Alfabetização, tem por objetivo avaliar
a capacidade de leitura, escrita, interpretação e síntese dos estudantes ao fim
do ciclo de alfabetização e acontece anualmente, sendo aplicada aos alunos do
3º Ano. O PROEB – Programa de Avaliação da Educação Básica tem por objetivo
avaliar as escolas da rede pública, no que concerne às habilidades e
competências desenvolvidas em Língua Portuguesa e Matemática.
O Secretário de Educação, já
pensando em 2016, assinala: “espero que os resultados para 2016 possam refletir
a excelência alcançada no ano de 2015, em razão das ações e melhorias que serão
incrementadas”.
O QUE É O IDEB?
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é
um indicador que busca representar a qualidade do ensino básico no Brasil.
Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep)
em 2007, em uma escala de 0 a 10, sintetiza num único indicador dois
conceitos importantes para a qualidade da educação: o fluxo, que
representa a taxa de aprovação, e o aprendizado, correspondente ao
resultado dos estudantes em português e matemática na Prova Brasil e Saeb.
Como o IDEB é calculado?
O IDEB é calculado a partir dos dados sobre
aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas
avaliações do INEP, o Saeb e a Prova Brasil - avaliações aplicadas no 5º e 9º
ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio.
|
O que vem por aí
Prof. Gilmar, sempre comedido,
cuidadoso e respeitoso nas palavras, argumenta que não há invencionices ou
ações mirabolantes na área da educação, o que existe, segundo ele, é uma proposta que denomina de coletivização de competências,
ancorada em atitudes de solidária responsabilidade e fundada na prática
dialogada. Para o Secretário, há diversas proposições em construção e
planejamentos em curso, conforme enumera:
Priorização da reforma da Escola Municipal
do Pará dos Vilelas
A emenda parlamentar proposta pelo então
Deputado Federal Nilmário Miranda, com recursos da ordem de R$ 100.000,00,
permitirá a reforma e ampliação da cozinha, área de armazenagem de alimentos e
limpeza, mas não será suficiente para suprir todas as necessidades da Escola. A
Prefeitura Municipal, para garantir a melhoria da infraestrutura, já planeja
então, junto à Secretaria de Educação e a Secretaria de Obras, a reforma de
todas as salas, banheiros, pátio, área de alimentação e área externa. E tudo
isso com recursos próprios. Os trabalhos serão iniciados em dezembro, para
conclusão até início de fevereiro de 2015.
Revitalização da Escola Municipal São
Sebastião, da Boa Vista
A partir de
abordagens junto aos alunos surgiram algumas sugestões de melhorias na escola e
que foram prontamente acolhidas pela Secretaria, como, por exemplo, a adaptação
da área externa para um pequeno campinho multiuso (futebol, peteca, lazer),
instalação de ventiladores em todas as salas de aulas, ampliação do acervo da
biblioteca, reparos na estrutura do prédio e diversificação dos recursos
pedagógicos, dentre outras melhorias, que inclusive também alcançarão a Escola
Municipal Barão do Rio Branco, do Campo do Gentio.
Revisão e reestruturação do Projeto Tempo
Integral
A inovadora
proposta do Governo Federal, o Mais Educação, sustenta as ações desenvolvidas no Tempo
Integral, por isso mesmo a ludicidade não será prejudicada, mas além dos
investimentos na diversificação do material e insumos didáticos e pedagógicos,
atenção especial será dada ao reforço escolar, ao “dever de casa”, à
recuperação de defasagens, com permanente acompanhamento das Especialistas e
estreita articulação com a sala de aula, com as Professoras das turmas,
privilegiando planejamentos interligados e interdependentes. É mais uma
construção coletivizada.
Projeto “Cuidar e Educar”
A proposta
consiste em agregar à Escola as mais diversas especialidades da área da saúde
(Neurologia, Oftamologia, Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia,
Psicopedagogia), numa parceria entre as Secretarias da Educação, da Saúde e de
Assistência Social. O projeto, em
construção, aposta na prevenção, na reeducação de hábitos alimentares, na
orientação e educação voltadas para os cuidados pessoais e, quando cabível, no
diagnóstico prévio de situações que desfavoreçam a aprendizagem,
sistematizando, por consequência, propostas e medidas de intervenção
pedagógica.
Projeto “Música na Escola”
Diante da
impossibilidade momentânea de um rearranjo curricular, mas que será objeto de
estudos para viabilização em 2016, até mesmo por conta da discussão nacional
que será aberta por proposição do Governo Federal, a música deve entrar
definitivamente na vida escolar dos alunos das Escolas Municipais,
incrementando-se a partir do Projeto Tempo Integral, que já adquiriu mais de 15
violões e para o próximo ano serão adquiridas mais de 60 unidades de flauta
doce, de qualidade recomendada.
Rematrícula em Casa
Todos os anos,
no período de rematrículas, muita gente se desloca de casa até à escola, por
vezes enfrentando filas e demora no atendimento, até por conta do volume das
demandas. Foi pensando em facilitar esse processo que a Secretaria de Educação
lança a proposta da Rematrícula em Casa que consiste basicamente em renovar a
matrícula sem necessitar ir até à secretaria da escola. Cada aluno receberá um
envelope padronizado e personalizado, com sua identificação e dos pais, contendo os formulários a serem
preenchidos e um “passo-a-passo” (manual) explicando cada item e cada
solicitação de informação. Depois de preenchidos e assinados, o próprio aluno
retornará à sua professora os referidos documentos, acompanhados de uma
comprovação de endereço atualizada. As possíveis dificuldades poderão ser dirimidas
no manual de preenchimento e, se necessário, até por telefone. Se ainda assim
persistirem, os pais então serão convidados a comparecerem na escola.
Creche no Areião
Esse é o projeto mais arrojado a
ser implantado em Itaguara. Já há aporte de recursos federais e aguarda-se,
para breve tempo, que a construtora contratada realize as obras, que por ser pré-montada
será erguida e entregue em pouco mais de 6 meses.
PRONATEC
Desde 2013, mais
de 600 Itaguarenses se matricularam nos diversos cursos ofertados pelo PRONATEC,
numa parceria entre o IFMG – Instituto Federal de Minas Gerais e a Prefeitura
Municipal. Esta, por sua vez, por meio da Secretaria de Educação, tem envidado
esforços para a viabilização de todos os cursos, inclusive suprindo alguns
insumos pedagógicos ou materiais que seriam de responsabilidade exclusiva do Instituto,
tudo isso para permitir aos alunos a garantia de melhores condições de estudo e
qualidade na formação.
O IFMG – Instituto
Federal de Minas Gerais, Campus Betim, é o responsável pela certificação dos
cursos, suporte pedagógico, custeio dos diversos materiais para todos os cursos
ofertados, fornecimento gratuito aos alunos do material escolar (apostila,
cadernos, uniformes, etc), além da seleção, contratação e pagamento de
professores e profissionais (supervisores e pessoal de apoio administrativo).
A contrapartida oferecida pela
Prefeitura, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação, é a disponibilização
da infraestrutura necessária e o sistemático acompanhamento com vistas a
assegurar a qualidade dos cursos e o adequado funcionamento, em todos os
aspectos. Para o próximo ano, por exemplo, além do aporte de recursos no
aluguel de dependências externas para funcionamento do laboratório dos novos
cursos técnicos (Logística, Meio Ambiente, Enfermagem e Segurança do Trabalho),
também serão empregados mais de R$ 3.000,00 (três mil reais) ao mês para a
locação dos equipamentos e peças diversas.
Desde o início do programa em Itaguara, 107 alunos já
concluíram os estudos nos sete cursos de FIC ofertados: Agricultura Familiar,
Contabilidade, Pedreiro de Alvenaria, Auxiliar Administrativo (2 turmas) e
Libras (2 turmas).
Hoje, na Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues
Costa, 121 alunos frequentam os cursos de Agente Comunitário de saúde, Auxiliar
Departamento de Pessoal, Cabeleireiro, Informática Básica e Padeiro
(confeitaria), além dos 36 alunos dos dois cursos de Técnico em
Informática, sendo uma turma formada por alunos que já concluíram o Ensino
Médio (Subsequente) e outra turma formada por alunos que ainda cursam o Ensino
Médio (Concomitante).
O Secretário Municipal de Educação, Prof. Gilmar G.
Morais Malta, assinala que esta parceria representa uma oportunidade de
significativa relevância para o cidadão que quer buscar boas oportunidades no
mercado de trabalho e, sobretudo, “que quer aprimorar conhecimentos e alavancar
múltiplas competências”.
PLANO DECENAL
Esse é, sem
dúvida alguma, o maior desafio em curso, pois significa planejar a educação do
município de Itaguara para os próximos 10 anos, em todos os aspectos, inclusive
no que diz respeito a investimentos, tecnologia, ampliações e avanços na
qualidade do ensino.
Em consonância
ao artigo 8º da Lei Federal 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano
Nacional de Educação, no dia 2 de outubro, deste ano, o Prefeito Alisson Diego
tornou pública a Portaria de número 1.420,
que cria a Equipe Técnica de Planejamento do Plano Decenal. Formada por
Educadores e coordenada pelo Secretário Municipal de Educação, a Equipe tem por
finalidade o planejamento, a sistematização e a operacionalização de todos os
processos que se referem à construção coletiva do Plano Decenal, de forma a
assegurar uma educação de excelência, inclusiva e humanizadora.
Na composição da
Equipe, além do Secretário Municipal de Educação, figuram educadores como Maria
Luiza da Silveira, Camilo Joaquim de Oliveira Rezende, Dunalva Galgani Oliveira
Ribeiro, Giselda Viegas Rosa, Maria Lucíola Andrade Oliveira, Liene de Oliveira
Lima Penido, Ângela Maria Passos e Márcia Luiza M. Oliveira.
A primeira
reunião já ocorreu no dia 23 de outubro e dentre os assuntos, da pauta
proposta, discutiu-se amplamente o Regimento Interno da Comissão Representativa
da Sociedade e sua respectiva composição, com aprovação unânime. Oportunamente
toda essa estruturação será submetida ao Executivo Municipal para a expedição
do Ato Normativo específico.
Nas próximas
reuniões, já agendadas para os dias 30 de outubro e 7 de novembro, além da
consolidação da Comissão Representativa, também será definida a sistematização
e operacionalização do Plano, no que concerne ao diagnóstico e elaboração do
texto base.
No intuito de
assegurar amplo acesso da comunidade às nossas atividades, criamos um blog para
servir de divulgação e espaço de debates. Todas as nossas ações serão abrigadas
no www.itaguaraplanodecenal.blogspot.com.br.
O convite
continua aberto à comunidade: junte-se a nós nessa construção coletiva do Plano
Decenal da nossa cidade! Participe! Comente o Blog! Envie suas sugestões!
Apresente suas propostas! Seja sempre bem-vinda! Seja sempre bem-vindo!
Nota: saiba mais sobre o plano decenal
acessando o blog. Você encontrará lá toda legislação pertinente, dicas e links
de outros portais que contribuem para a melhor compreensão e colaboração.
Revitalização da Escola Municipal Padre
Geraldo Rodrigues Costa
No ano de 2012 a
Escola conseguiu aprovação do FNDE para receber recursos de ampliação de sua
estrutura física quando então optou por construir um anexo, num projeto para
mais 6 (seis) salas. Os recursos foram repassados apenas para a construção de
uma parte da obra. Espera-se, para o próximo ano, que o restante dos recursos
possa ser disponibilizado e a obra finalizada.
Independentemente
desses avanços já conseguidos, projeta-se a pintura do prédio, a instalação de
toldos em todas as janelas, a ampliação do laboratório de informática, a
revitalização e melhoria da biblioteca, com novas aquisições e repaginação das
áreas externas. A sala de recursos receberá atenção muito especial, com
ampliação do atendimento e aquisições de materiais pedagógicos específicos.
Ainda assim, a
proposta da Secretaria Municipal de Educação é captar outros recursos para
ampliação, adequação e revisão da aparência da Escola, como gosta de dizer o
Prof. Gilmar:
“Cheguei agora e já sonho a
Escola Pe. Geraldo em tantos e tantos aspectos, como por exemplo, um novo
layout físico que lembre um pequeno castelo, a substituição dos muros por
grades vazadas e amplos jardins, contribuindo para despertar no imaginário das
crianças o gosto e o sabor da pertença ao lugar, ao saber e ao aprender”.
1ª Gincana Ecológica
Matéria BLOG
Semana da Criança
Matéria do BLOG
Alimentação Escolar
O
consumo de uma alimentação saudável desde a infância é importante para o
crescimento e desenvolvimento do indivíduo. Uma dieta adequada na fase escolar
contribui para o aprendizado, além de proporcionar a aquisição de bons hábitos
alimentares. Crianças e adolescentes, para crescerem e desenvolverem-se de
maneira satisfatória, precisam ingerir diariamente todos os nutrientes:
carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais em quantidades
adequadas à sua faixa etária. Além da quantidade, há que preocupar-se também
com a qualidade, uma vez que a alimentação deve ser segura, isto é, livre de
contaminantes químicos, físicos e biológicos que possam causar agravos à saúde.
Nesse contexto, a escola
juntamente com a Secretaria de Educação, através da merenda escolar, deve
proporcionar aos alunos, durante sua permanência na escola, alimentos de
qualidade que atendam parcialmente suas necessidades nutricionais e ainda
protagonizar ações de educação nutricional com os estudantes e a comunidade
escolar, dentre outras atividades.
Assim, a Secretaria Municipal de
Educação de Itaguara, buscando garantir uma alimentação escolar segura e em
consonância com o perfil nutricional dos alunos da rede municipal de ensino,
irá desenvolver um trabalho nutricional nas escolas, revisando e reestruturando
a prática atual. Com o apoio da nutricionista Graziela Rezende, recentemente
empossada e responsável técnica pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar
(PNAE), serão elaborados novos cardápios de acordo com parâmetros definidos em
normativas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), serão
também realizadas oficinas de treinamento e capacitação com os colaboradores
das escolas, acompanhamento da compra, armazenamento e preparo dos alimentos
nas cantinas, avaliação nutricional dos alunos para traçar diagnósticos,
triagem nutricional de condições metabólicas específicas como Diabetes
Mellitus, Hipertensão arterial, Dislipidemias, sobrepeso e obesidade, dentre
outras, para receberem adequado atendimento, além de ações educativas em
nutrição desenvolvidas em parceria com as escolas.
Plano de Carreira
O prefeito está enviando para o Legislativo um novo Plano de Cargos e Salários para os profissionais da educação. Haverá uma série de benefícios e aumento rela de salário. Em breve será descrito em detalhes aqui.
Para a
Secretaria de Educação de Itaguara a visão que se tem do futuro é apostar na gestão
dos resultados sem perder de vista a humanização no aprender-ensinar e no
ensinar-aprender, ancorados na afetividade, amorosidade e no “cuidar”. O
desafio será justamente esse, alcançar os melhores indicadores sem comprometer
a infância.
Ao ser indagado
sobre esse desafio, o prof. Gilmar assim se posiciona: “O percurso do processo educacional não é isento de tropeços,
desencontros e descompassos. A excelência dos serviços é meta permanente. A melhoria contínua e a
constância de propósitos são as escolhas que faremos e renovaremos a cada novo
dia. Importa, sobretudo, que as pessoas se reconheçam imbuídas dos mesmos
propósitos e jamais abandonem a disposição para dialogar sobre tudo, tudo
mesmo, que acontece na escola. Independentemente dos possíveis percalços e de
melhorias nas atividades e ações desencadeadas, a prioridade será sempre a
humanização das relações, em qualquer frente que se apresente. O diálogo deve
ser a ferramenta elementar. Não se pode prescindir da escuta ativa e da atitude
inclusivista, onde a permanente
disponibilidade e o respeito mútuo sejam servidos antes, durante e depois das
aulas”.
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