Marco Antônio Gonçalves Júnior é fotógrafo. Em 2012 aceitou o convite do músico Makely Ka para participar de uma viagem de bicicleta pelo sertão de Minas Gerais, refazendo o percurso do personagem Riobaldo Tatarana, de "Grande Sertão, Veredas".
Envolvidos pela literatura caleidoscópica de João Guimarães Rosa, esses artistas antropólogos optaram em deslocar-se para o universo sertanejo e colher registros em áudio, vídeo e fotografia para diferentes trabalhos futuros.
"As Crianças de Lá" é um precioso fragmento dessa longa expedição rumo ao Sertão Mineiro, uma janela que se abre sobre nós através de fotografias e vídeos de autoria de Marco Antônio Gonçalves Júnior, que nos oferecem beleza melancólica e incomparável. Janela é um lugar onde olhamos o Outro, onde levamos o olhar para o mundo. Os registros fotográficos revelam olhares, sonhos, paisagens e perdas.
É um convite a ver através de suas imagens, o cheiro, o sabor, a sonoridade, a textura e a vida das crianças de lá. O espaço que transforma e determina indivíduos ao mesmo tempo que é transformado por eles.
Por fim resta dizer: "O sertão não tem janelas, nem portas. E a regra é assim: ou o senhor bendito governa o sertão, ou o sertão maldito vos governa".
Com texto de Marcelo Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário