sábado, 14 de abril de 2012

Museu Sagarana Inaugurado!

Aconteceu nesta sexta-feira, 13 de abril de 2012, a inauguração oficial do Museu Sagarana, em Itaguara com a presença da filha do escritor João Guimarães Rosa, a escritora Vilma Guimarães Rosa.

A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades e admiradores de João Guimarães Rosa. Dentre os admiradores de Rosa, destaque para o ex-ministro Patrus Ananias e o irmão da presidente Dilma, Igor Rousseff. "É um grande feito não apenas para Itaguara, mas sobretudo para Minas Gerais", disse.

Vista do Musa e Mosaico inspirado em Lazarotto, ilustrador de Sagarana

Entre as autoridades, estiveram presentes representantes do Ministério da Cultura, da Secretaria Estadual de Cultura, dos Governos Federal, Estadual, o deputado federal Jaime Martins, ex-deputado federal Marcos Lima, deputados estaduais André Quintão, Maria Tereza Lara, Almir Paraca e Neider Moreira.

Diversas matérias foram publicadas pelos mais importantes jornais de Minas Gerais na semana que antecedeu a inauguração. “Um dos objetivos do Museu Sagarana (Musa) é salientar o envolvimento do escritor com a cidade para a qual ele se mudou logo após se graduar em medicina. Rosa se envolveu muito com Itaguara. Aqui foi o primeiro lugar onde ele trabalhou como médico. Mas o interessante da sua trajetória é que ele não se manteve apenas restrito a esse ofício. Ele foi orador, na década de 1930, do Conquistano Futebol Clube, flertou com algumas manifestações de teatro que existiam no local, além de circular pela zona rural que contornava o vilarejo. É essa perspectiva da presença dele naquele ambiente que aparece retratada no museu", disse o prefeito Alisson Diego numa entrevista para um jornal da capital.

Objetos pessoais de Rosa, presentes no Musa


Como bem disse o jornalista itaguarense Fleury Rosa em seu blog (http://registrocon.blogspot.com.br):

-> "Ir além do “Dr. Rosa”, como o médico e escritor ficou conhecido na cidade e região. Este é o compromisso do Musa. Reunir objetos que revisitam a história de Itaguara desde eras remotas, como os pedaços de cerâmicas encontrados ali são registros pré-históricos; outros lembram costumes do período colonial, mostrar a cultura local contemporânea.

A intenção é fazer do Museu Sagarana um “espaço bonito para a gente se achar e se revelar” e isso, por si só, já merece aplausos. É preciso agora que o museu, além de não apenas um local para guardar coisas velhas, seja um equipamento público apropriado pela comunidade, por quem gosta de Rosa, por quem acima de tudo respeita Itaguara".
"O Musa é um Museu histórico e literário. Nosso objetivo é contar a história de Itaguara e dentro dela a passagem por aqui de um dos maiores e mais importantes escritores da literatura universal, Guimarães Rosa", ressalta Diego.

O curador Marcelo Costa acrescenta que o Museu Sagarana será um espaço para reflexão, numa época em que as pessoas leem cada vez menos. “Itaguara foi muito significativa na obra de Guimarães Rosa. Devemos nos orgulhar de ver nossas ruas e antigos habitantes nas páginas dos livros de um dos maiores escritores do mundo. O itaguarense precisa prestar mais atenção naquilo que o cerca, ver as potencialidades da cidade, valorizar as manifestações artísticas e entender que cultura não é apenas entretenimento, mas também uma atividade intelectual”, conclui.

* Para completar as comemorações da inauguração do Musa, haverá nesta noite de sábado o espetáculo seresteiro "Minas ao Luar", na Praça de Convivência, em frente ao Museu.

Nenhum comentário: