No última dia 10, um dos mais geniais músicos brasileiros de todos os tempos completou 80 anos de idade. O baiano João Gilberto Prado Pereira de Oliveira é o principal responsável por difundir a “música brasileira” no mundo todo.
Disse muito bem um jornalista que João Gilberto foi “o homem que criou o que o mundo conhece hoje como música brasileira (...) é adorado no Japão, incensado na Europa e nos Estados Unidos, o cantor virou uma espécie de lenda viva da música brasileira’.
Sua música genial é acompanhada de um estilo singular, João Gilberto é uma figura folclórica ou, como dizemos aqui em Minas, um “sistemático” nato. Segundo consta, o músico, que prima excessivamente pela técnica, chega a trabalhar horas e até dias numa mesma frase musical em busca da plena harmonia entre letra e acordes.
Em setembro, João fará dois shows inéditos e promete apresentar canções inéditas, para o delírio do público mundial.
Numa recente entrevista, o amigo de João Gilberto, Naná Vasconcelos, definiu bem o gênio: “A bossa nova é João Gilberto. Mas João Gilberto é muito mais que a bossa nova”. No vídeo a seguir, João interpreta a linda canção "Nova Ilusão":
Nenhum comentário:
Postar um comentário