Nosso município acaba de receber um caminhão com compactador de lixo (Um "IVECO EUROCARGO" 170 E22, zero Km). Para muitos, este caminhão pode representar apenas "mais um veículo" dentre tantos adquiridos pela administração municipal nos últimos 3 anos.
É preciso, entretanto, ressaltar a grande importância deste veículo (o primeiro caminhão de lixo novo adquirido pelo município em seus quase 70 anos de emancipação política). O caminhão foi adquirido pela Prefeitura Municipal (e cedido ao SAAE, de acordo com as novas diretrizes municipais de saneamento) com o intuito de melhorar a coleta de resíduos, que era feita de maneira insatisfatória por um caminhão muito antigo (um mercedes Bens 1113 da década de 60).
É importante dizer também que, pela quantidade de resíduos produzidos no município, um caminhão não era suficiente para atender a população com uma periodicidade ideal, de forma que os resíduos não trouxessem transtornos à sociedade. Com o novo caminhão, que tem o dobro de capacidade de resíduos compactados, será possível prestar um serviço de melhor qualidade a população urbana e rural.
A aquisição do caminhão compactador faz parte do novo Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que será implantado pelo município, uma importante parceria entre Prefeitura e o SAAE. importante esclarecer também que o SAAE é o responsável pelo gerenciamento dos resíduos sólidos municipais desde 2010, com o advento da lei municipal 1360, sancionada pelo prefeito Alisson Diego em setembro.
As novas rotas de coleta já vinham sendo estudadas por técnicos do SAAE e serão implementadas em breve, após ampla divulgação, para que a população possa dispor os resíduos a serem coletados nos novos dias de coleta. Outro fato importante é que apesar da Prefeitura e o SAAE melhorarem a eficiência da coleta, não quer dizer que os cidadãos itaguarenses devem aumentar a produção de resíduos. Todos temos que nos conscientizar que é necessário reduzir a geração de resíduos, visando uma melhor qualidade ambiental para o nosso município.
Itaguara já conta com um projeto para implementar um Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que visa atender a política dos 3R's (REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR), atendendo também a nova legislação federal e estadual que dispõem sobre resíduos sólidos.
Thimóteo Cézar Lima - Gestor Ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário