O escritor João Guimarães Rosa residiu em Itaguara no início da década de 30 do século passado para exercer pioneiramente a medicina na região. Aqui, nasceu sua filha Vilma e foi onde o médico começou a tornar-se escritor, asseguram muitas fontes. Mas uma coisa é certa: Itaguara deixou importantes vestígios em sua obra, além de proporcionar amizades e personagens ilustres para Rosa.
É para contar essa peculiar história literária de um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos e ainda guardar a memória do povo itaguarense que está sendo construído o Museu Sagarana (com 80% de recursos próprios). "Não será uma bela construção modernista, mas será um excelente espaço para garantir a preservação da história de nosso povo. Será o espaço da história itaguarense, além de traços peculiares da história da literatura roseana", disse o Professor Cassinho, gestor cultural do município.
A Construção
A construção do Museu Sagarana iniciou em 2010 após a classificação de Itaguara no edital "Mais Museus" do Ministério da Cultura. A gestão 2009/2012 colocou o Museu como prioridade político-administrativa (o município está arcando com cerca de 80% do custeio da obra) e a construção encontra-se em fase avançada, pretendendo-se concluí-la até o meados deste ano. A inauguração, que deverá contar com a presença ilustre da filha de Guimarães Rosa, Vilma Guimarães Rosa, porém, só deverá ocorrer no final de 2011, uma vez que mobiliários e equipamentos técnicos para a guarda do acervo serão adquiridos no segundo semestre.
Sagarana
Nos próximos meses, a Secretaria Municipal de Cultura começará uma campanha de doações históricas para o Museu. Quem quiser fazer doações para o Museu Sagarana deve entrar em contato pelo telefone: (37) 3384 2699.
* Na foto acima, o gestor cultural da Prefeitura Municipal, professor Cássio Oliveira, vistoriando as obras do Sagarana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário