No dia 1º de dezembro é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. A data tem como objetivo alertar a sociedade para o enfrentamento da doença e também combater o preconceito. Em Itaguara, a data foi lembrada pela Secretaria Municipal de Saúde com a realização de "Pedágio Educativo" para conscientizar a população.
O pedágio contou com a participação/organização das agentes comunitárias de Saúde (ACS's) e do grupo de percussão do Projeto Construindo Alternativas para um Projeto de Vida e Prevenindo o Uso de Drogas: Moleques do Morro.
Durante a atividade, realizada na mais movimentada via de trânsito de Itaguara, a rua Padre Gregório do Couto, as pessoas que passaram pelo local receberam diversas orientações; foram distribuídos panfletos educativos, preservativos e o laço vermelho, símbolo internacional da consciência sobre o HIV e AIDS.
Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui cerca de 630 mil pessoas com o vírus HIV. De acordo com Boletim Epidemiológico do SUS, em Minas Gerais, 84,6% das pessoas que contraíram HIV se concentram na faixa dos 20 a 29 anos. Também há registro de um aumento de soropositivos acima dos 50 anos, por volta de 7,6%.
O evento serve como reforço às ações de prevenção que ocorrem ao longo do ano, alertando à sociedade para o fato que todos somos vulneráveis à infecção pelo HIV, além de marcar uma luta contra o preconceito.
Texto: Secretaria Municipal de Saúde de Itaguara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário