terça-feira, 30 de novembro de 2010
Escola Estadual Alvim Rodrigues do Prado em Comemoração
Para comemorar a aquisição definitiva do prédio da Escola Estadual Alvim Rodrigues do Prado pelo Governo Estadual, a diretoria da escola organizou um ato, na noite de ontem (29/11), com a presença de professores, funcionários, alunos, pais e representantes da comunidade quando da construção do prédio (senhor José Costa, Dona Maria Geralda Costa e Dona Zizinha Lara). Destaque para as presenças dos deputados Domingos Sávio e Neider Moreira, principais interlocutores junto ao Governo de Minas e do representante da CENEC, o itaguarense professor Gilmar Morais. O prefeito Alisson Diego, a secretária de Educação Vânia, o vereador e funcionário da escola, Tácio Barrela e o gestor cultural da prefeitura e professor da escola Cássio de Oliveira também estiveram presentes.
A diretora Dunalva Galgani acompanhada do prefeito Alisson Diego e os deputados Neider Moreira e Domingos Sávio já haviam recebido uma sinalização positiva por parte do Governo, quando estiveram no gabinete da secretária estadual de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, há 3 meses. "Estava confirmada a aquisição do prédio, mas estávamos na expectativa, pois faltava o estado pagar a CENEC e registrar a escritura", disse a diretora Dunalva. A escritura foi registrada no início deste mês, consolidando assim uma luta de muitos anos.
História
O prédio da escola foi construído pela comunidade itaguarense com o apoio da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CENEC) durante as décadas de 1960/1970 para o funcionamento de uma escola privada. Anos depois a escola tornou-se estadual, mas o imóvel continuou registrado em nome da CENEC. "Além de não podermos fazer melhorias, nem receber investimentos governamentais aqui, sempre nos preocupávamos, pois a CENEC poderia requisitar o imóvel a qualquer momento, isso trazia uma enorme insegurança para a comunidade escolar", explica a diretora Dunalva Galgani.
Em 2006, a superintendência de educação do Governo Estadual chegou a emitir um parecer pelo fechamento da Escola Estadual Alvim Rodrigues do Prado, que poderia passar a funcionar nos mesmos prédios das escolas de ensino fundamental Padre Gregório e Coronel Frazão. "A partir daí a luta foi intensa e tivemos a participação direta do deputado Domingos Sávio, que trabalhou pela alteração daquele parecer", disse Dunalva em seu pronunciamento.
"Esta é uma vitória coletiva. Foram muitos os que lutaram para que isso acontecesse. Sinto-me privilegiado pelo destino por essa conquista tão importante ter se dado em nosso mandato, mas é importante dizer que o empenho foi de muita gente: ex-prefeitos, ex-diretoras, professores e comunidade escolar. Podemos dizer que um grande sonho se realiza com a aquisição deste prédio e isso traz tranquilidade e alegria à toda a comunidade itaguarense", disse o prefeito Alisson Diego.
Na foto acima, placa comemorativa afixada no hall da escola, para marcar o dia histórico para a educação de Itaguara.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário