quarta-feira, 28 de julho de 2010

Um Sonho Pode Se Tornar Realidade


Ter o esgoto tratado é um antigo sonho dos itaguarenses. Além do respeito ao meio ambiente, o tratamento de esgoto representa mais qualidade de vida para a população. Desde o início do mandato, o prefeito Alisson Diego disse que o tratamento do esgoto, assim como o do lixo seriam prioridades da gestão, mas ressaltou as dificuldades de se conseguir resolver esses problemas. "Não depende apenas de nossa vontade. São projetos onerosos e precisamos de recursos dos governos do estado e da união", disse o prefeito, no ano passado.
.
As dificuldades, entretanto, serviram de motivação. O projeto para o lixo já está praticamente pronto e deverá se iniciar a construção do aterro provavelmente no início do próximo ano. Quanto ao tratamento de esgoto, a Prefeitura de Itaguara e o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itaguara) discutiram o projeto existente para a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto/Efluentes), readequaram-no e, em maio deste ano, cadastram-no como prioridade de Itaguara no PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal).
.
Na semana passada, a Prefeitura de Itaguara recebeu o comunicado de que o projeto havia sido pré-selecionado pelo Governo Federal e convidou o prefeito e a equipe técnica do município para discutir o projeto em Brasília.
.
Esta reunião aconteceu ontem, na capital federal e Itaguara esteve representada pelo prefeito Alisson Diego, o diretor do SAAE, Aluísio Marri, o engenheiro responsável pelo projeto, Carlos Mauro e o coordenador de Meio Ambiente, Anésio Borém
.
O projeto itaguarense, que está orçado em 2,5 milhões de reais foi considerado "ótimo" pelos técnicos do Governo Federal. "É um dos melhores projetos que recebemos aqui e a equipe técnica demonstrou competência", disse um dos técnicos do Governo.
.
O resultado final sairá nos próximos meses (provavelmente depois das eleições), mas, segundo o prefeito Diego, as perspectivas são as melhores possíveis. "Por tudo o que nos disseram na reunião, pelos elogios à equipe e ao projeto, tenho muito confiança de que Itaguara será contemplada com recursos do PAC 2 para a nossa tão sonhada ETE", disse o prefeito. Se isso acontecer, será o maior investimento ambiental da história do município.
.
Na foto acima, Diego e Aluísio discutem o projeto da ETE em Brasília, na tarde de ontem, 27/07.

Nenhum comentário: