Ter o esgoto tratado é um antigo sonho dos itaguarenses. Além do respeito ao meio ambiente, o tratamento de esgoto representa mais qualidade de vida para a população. Desde o início do mandato, o prefeito Alisson Diego disse que o tratamento do esgoto, assim como o do lixo seriam prioridades da gestão, mas ressaltou as dificuldades de se conseguir resolver esses problemas. "Não depende apenas de nossa vontade. São projetos onerosos e precisamos de recursos dos governos do estado e da união", disse o prefeito, no ano passado.
.As dificuldades, entretanto, serviram de motivação. O projeto para o lixo já está praticamente pronto e deverá se iniciar a construção do aterro provavelmente no início do próximo ano. Quanto ao tratamento de esgoto, a Prefeitura de Itaguara e o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itaguara) discutiram o projeto existente para a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto/Efluentes), readequaram-no e, em maio deste ano, cadastram-no como prioridade de Itaguara no PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal).
.
Na semana passada, a Prefeitura de Itaguara recebeu o comunicado de que o projeto havia sido pré-selecionado pelo Governo Federal e convidou o prefeito e a equipe técnica do município para discutir o projeto em Brasília.
.
Esta reunião aconteceu ontem, na capital federal e Itaguara esteve representada pelo prefeito Alisson Diego, o diretor do SAAE, Aluísio Marri, o engenheiro responsável pelo projeto, Carlos Mauro e o coordenador de Meio Ambiente, Anésio Borém
.O projeto itaguarense, que está orçado em 2,5 milhões de reais foi considerado "ótimo" pelos técnicos do Governo Federal. "É um dos melhores projetos que recebemos aqui e a equipe técnica demonstrou competência", disse um dos técnicos do Governo.
.
O resultado final sairá nos próximos meses (provavelmente depois das eleições), mas, segundo o prefeito Diego, as perspectivas são as melhores possíveis. "Por tudo o que nos disseram na reunião, pelos elogios à equipe e ao projeto, tenho muito confiança de que Itaguara será contemplada com recursos do PAC 2 para a nossa tão sonhada ETE", disse o prefeito. Se isso acontecer, será o maior investimento ambiental da história do município.
.
Na foto acima, Diego e Aluísio discutem o projeto da ETE em Brasília, na tarde de ontem, 27/07.
Nenhum comentário:
Postar um comentário