quinta-feira, 29 de julho de 2010
Itaguara: Referência Cultural em Minas Gerais
Com a publicação do novo ranking mineiro de ICMS Cultural, na semana passada, Itaguara deu um salto considerável e passará a integrar, a partir de 2011, o seleto grupo de 20% dos municípios mais culturais de Minas Gerais.
O ICMS Cultural é um meio de aferir o acervo cultural dos municípios, desenvolver políticas para a preservação do patrimônio cultural e ao mesmo tempo gerar repasses de verbas.
A pontuação de Itaguara até 2008 era de 5 pontos e passou para 12,20 pontos este ano graças ao trabalho feito pela Secretaria de Cultura, através de decisões acertadas do gestor, Professor Cássio Oliveira e a eficiente consultoria cultural contratada.
Itaguara está agora à frente de tradicionais municípios do estado como Alfenas, Barbacena, Contagem, Divinópolis, Governador Valadares, Itajubá, Viçosa e Uberaba. Dentre os 853 municípios de Minas, Itaguara está na 140ª posição.
"Mais que dobramos a nossa pontuação e isso é um feito extraordinário. Itaguara atualmente investe de verdade na cultura e a prova disso é a construção do Museu Sagarana, mais um feito inédito desta gestão", afirma o professor Cassinho, gestor cultural da Prefeitura.
De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, a pontuação de Itaguara mais que dobrou devido ao tombamento do conjunto paisagístico do Engenho Velho (foto acima), do tombamento das guardas de congado do município e do relatório muito bem fundamentado enviado ao IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico).
Para o prefeito Alisson Diego, esta é uma conquista de Itaguara. "A cultura é um dos pontos fortes de nossa cidade e quando assumimos a prefeitura decidimos colocar a cultura itaguarense em seu local de destaque. Essa pontuação reflete, portanto, o trabalho que temos realizado", ressaltou Diego.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário