sábado, 27 de março de 2010

Renato Russo

O ícone da música e da juventude brasileira, Renato Russo, faria 50 anos hoje. Escrevi um simples artigo sobre ele em outubro de 2006, por ocasião dos 10 anos de sua morte - adaptei-o e compartilho-o com os leitores do blog neste dia de lembranças e saudades:

Renato Russo

Filho de uma família de classe média, a história do líder do Legião Urbana é uma história muito interessante de sofrimentos e de libertação. Quando jovem, Renato Russo foi vítima de uma doença óssea rara e teve de viver por mais de dois anos entre uma cama e uma cadeira de rodas. Nessa fase da vida aproveitou para ler e ouvir muita música. Daí nasceu o sonho de montar uma banda de rock. Acreditou no sonho, lutou e anos mais tarde o menino doente se transformou num dos maiores ídolos do rock nacional.

Sem pretensões de analista musical, acredito que Legião Urbana e Renato são atemporais - característica típica das genialidades. Renato era mais do que o vocalista da banda Legião Urbana e a banda era mais que uma simples banda de rock.

Renato Russo é e será constantemente lembrado como referência da juventude brasileira porque foi um poeta que cantou e interpretou como ninguém a múltipla alma da juventude, num “mundo tão complicado”. As músicas compostas por Renato Russo continuam atuais exatamente porque tratam de temas comuns a todos nós (temais universais): amor, dor, rebeldia, crises, contrariedade diante das injustiças, etc. A juventude não precisa do moralismo hipócrita que muitos propõem. Precisa mesmo é de espaço para extravasar sua rebeldia, de oportunidades para mostrar o que sabe, de compreensão e de amor – e foi essa a mensagem dele.

Pena não ter vivido mais. Mas, como ele mesmo disse, numa de suas canções que pareciam explicar o seu futuro: “É tão estranho, os bons morrem jovens, assim parece ser quando me lembro de você, que acabou indo embora cedo demais”.

4 comentários:

wsantos7 disse...

"É tão estranho, os bons morrem tão jovens..."
Infelizmente, um dos maiores expoentes da música brasileira partiu com APENAS 36 anos, vítima de complicações decorrentes do vírus HIV... lembro como se fosse ontem... estava em casa, ouvindo a 98 FM, do Rio de Janeiro-RJ, quando recebi uma das notícias que JAMAIS queria ouvir. Eu, no auge dos meus 15 anos de idade, sentei-me e chorei, como se eu estivesse perdendo um ente querido... assim como o Brasil chorou nas partidas precoces de Ayrton Senna, Cazuza e dos Mamonas Assassinas.

Vivamos das boas lembranças de Renato Russo e da Legião Urbana. Força sempre!!!

Wagner Oliveira dos Santos
Rio das Ostras-RJ

PS: O que teremos de bom no próximo Festival de Inverno??? Roupa Nova????

Unknown disse...

DIA 10 DE ABRIL BETIM VAI SE TRANFORMAR NA CAPITAL DO POP ROCK...


INFORMAÇOES: 9931 3367


ASSISTA AO VT PROMOCIONAL



http://www.youtube.com/watch?v=MtZ2SBeLLUg

Danilo Strada disse...

conheça a homenagem a Renato Russo no blog http://danilomian.blogspot.com/
vale a pena conferir

Danilo Strada disse...

confira a homenagem a renato russo no blog http://danilomian.blogspot.com/