Nos dias 25, 26 e 27 de janeiro a Secretaria Municipal de Saúde de Itaguara realizou a campanha de combate à Hanseníase, em razão do Dia Mundial de Combate à doença, ocorrido na semana passada.
As ações desenvolvidas, sob a coordenação da Coordenação de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, por meio das ESFs (Equipes de Saúde da Família), permitiram a detecção precoce de casos de hanseníase, atuando, dessa forma, na interrupção da cadeia de transmissão da doença.
Nas ações contra a hanseníase, o municipio tem como compromisso o diagnóstico precoce, o tratamento adequado ao doente, impedindo que incapacidades se instalem, e a reabilitação física e social do paciente, reintegrando-o à sociedade e ao mercado de trabalho.
Nesses dias a Secretaria Municipal de Saúde realizou também a Campanha da Mancha, na qual os médicos e as enfermeiras das equipes de saúde da família (ESFs) avaliaram manchas pelo corpo da população. Para mobilizar ainda mais os itaguarenses, foram realizadas outras ações: divulgação sobre a doença nas rádios locais e entrevistas com uma enfermeira do PSF para esclarecimento público, panfletagens e abordagens ao público pelas agentes comunitárias de saúde (ACS), visitas residenciais das ACS, 'blitz' educativa, etc.
Além da campanha em mídia, mais de uma centena de pessoas foram examinadas minuciosamente. Após a avaliação, os casos mais complexos foram encaminhados para uma consulta dermatológica.
A Prefeitura de Itaguara trabalha a saúde não apenas de maneira emergencial, ao contrário, a saúde preventiva é o foco principal dos trabalhos. Parabéns à todos os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde envolvidos nesta campanha - isso demonstra compromisso público e envolvimento social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário