Abaixo, notícia da EMATER-MG, sobre "trabalho de campo" realizado em Itaguara, numa parceria da EMATER e da Prefeitura de Itaguara, através da Coordenadoria de Agropecuária e Meio Ambiente:
No município de Itaguara, na Fazenda Papagaio, do produtor Antônio Francisco de Moraes (popularmente conhecido como Brexó), foi realizado no dia 21 de dezembro de 2.009 um dia de campo sobre o sistema ILPF, com apoio da Prefeitura Municipal de Itaguara e organizado pela equipe local da Emater, cuja programação incluiu palestras de pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo, de extensionistas da Emater, de representante da SEAPA e da empresa Viveiro Florestal da Picada. As práticas de implantação do eucalipto e o plantio direto foram demonstradas, para um grupo de cerca de trinta agricultores que estiveram presentes.
Durante a abertura do evento foi destacada a importância da adoção de sistemas de produção que permitam a recuperação ambiental e a viabilidade econômica das propriedades de agricultores familiares, dois dos objetivos do Programa da SEAPA, segundo Guilherme de Oliveira Menezes, Superientendente de Desenvolvimento Rural Sustentável. Também foi abordado o trabalho realizado no município de Itaguara, visando a recuperação de mananciais hídricos, com a construção de terraços e bacias de captação de enxurrada, de acordo com o extensionista local Ricardo Vaz de Melo Passarinho.
O coordenador estadual de bovinocultura, da Emater, José Alberto Ávila, destacou o alcance deste programa no estado e sua importância para a pecuária estadual.
O plantio do eucalipto foi realizado no mesmo dia do evento, para que se pudesse observar os detalhes de sua execução. Assim, os produtores puderam observar o coveamento, a qualidade das mudas, os equipamentos utilizados, os adubos e sua aplicação, permitindo sanar suas dúvidas quanto a esta prática vital para o sucesso da implantação.
PRODUTORES DE LEITE MUDAM SISTEMAS PRODUTIVOS PARA SE ADAPTAREM À NOVA REALIDADE DO CAMPO
Há algum tempo os produtores de leite da região Central de Minas vem percebendo com preocupação as mudanças pelas quais a atividade vem passando. A escassez de mão de obra, principalmente aquela qualificada, a elevação dos custos de produção, as exigências crescentes na adequação às normas sanitárias e às leis ambientais, e a consequente redução do retorno econômico da pecuária leiteira, são alguns dos fatores que exigem uma mudança de estratégia na atividade. Técnicas que permitem a melhoria das pastagens, a redução dos custos de produção de alimentos e a diversificação da atividade rural, são desejadas pelos agricultores como alternativa à nova realidade no campo, mas que requerem conhecimento técnico e novos investimentos. A readequação das propriedades à um novo panorama sócio-econômico e ambiental tem criado oportunidades e demandas para a pesquisa, o ensino e a extensão, que apostam em novas tecnologias e formas de gestão das atividades rurais, para atender ao anseio dos agricultores e da sociedade de um modo geral. Desta forma, a integração entre atividades agropecuárias busca a melhor eficiência no uso das áreas, dos equipamentos e da mão-de-obra nos estabelecimentos agropecuários, para a geração de maior quantidade de produtos e renda por unidade física. Dentre estes sistemas produtivos estão a integração lavoura-pecuária (ILP) e a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), cujos princípios se baseiam no consórcio de espécies cultivadas com benefícios mútuos e resultados no curto, médio e longo prazos, mais rentáveis do que os propororcionados pela condução destas atividades em áreas distintas.
Tanto nos municípios de Rio Acima e Itaverava, como em outros (Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Itaguara, São Brás do Suaçuí, Itabirito, etc.), onde ocorreu a opção pelos sistemas ILP e ou ILPF, percebe-se um interesse crescente por novas formas de diversificação da produção, incentivada pelos extensionistas locais, com a finalidade de viabilizar a propriedade rural".
Fonte: Walfrido Machado Albernaz - Coordenador Técnico Regional
Nenhum comentário:
Postar um comentário